Crianças pulavam em círculos coloridos como se estivessem pisando em possas d'aguá sem querer molhar os pés, outros caminhavam pela Rocinha (através do Mapa-jogo), e conheciam suas histórias, lugares, pessoas, e ainda brincavam de tudo que esse caminhar permitia. Teve ainda quem percorresse as paisagens do Painel de histórias experimentando cada ambiente nele retratado. Na tenda o bate-papo rolava solto... Alguns, meio sem jeito pediam informações e preservativos, outros queriam saber tudo que pudéssemos explicar sobre sexualidade. A distribuição de livros e cadernos também deixou nossa tenda movimentada. Tudo isso aconteceu numa só tenda, o evento ainda foi recheado de outras atividades como, saúde bucal (com distribuição de pasta, escova e outros), confecção de brinquedos com materiais reciclados, algumas apresentações artísticas e outras tantas coisas. Foi um dia gostoso pra nós, e principalmente para a criançada que aproveitou tudo até o ultimo minuto.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Criança com Saúde e Cidadania
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
TV Pontinhos / No caminho, uma Rocinha Lúdica
No segundo dia fomos até a casa da nossa Griô e artesã Maria da Paz, e fizemos uma entrevista com ela. Falamos de tudo, desde sua infância até os dias de hoje, passando por histórias, vivências como artesã, Ação Griô, e criação de brinquedos junto ao Ponto de Cultura. Arriscamos até uma criação junto ao painel de histórias. Uma bela manhã. À tarde rolou uma oficina com as crianças da creche "Roupa Feliz", no Morro da Alegria. Levamos alguns brinquedos de nosso acervo e deixamos que as brincadeiras surgissem naturalmente, e aí a gente sabe bem o que acontece, né... Muita brincadeira, sorrisos e correria.
No terceiro e último dia pela manhã fizemos uma filmagem de apresentação do programa, falando sobre nosso espaço, assim como uma apresentação do centro lúdico e Rocinha. Depois seguimos para a laje da nossa “Arauta” Evelin, e fizemos algumas tomadas da Rocinha e uma brincadeira com o Mapa-Jogo. Demos adeus a equipe de filmagem com uma última entrevista, feita pelos Arautos, com os Griôs Martinha (Griô aprendiz) e Robson Pacífico (Griô de tradição oral). Fechamos assim os três cansativos, porém proveitosos, dias de filmagem junto á equipe da TV Pontinhos. Agora é só aguardar o resultado, e assistir o programa, fiquem de olho!
Parceria RAP & Centro Lúdico
Foto da atividade em 2008
Atividade com o Arco íris (acervo centro lúdico) grupo 2010.
Areté Paraty. Rocinha / Nhandeva
Aquele abraço para os parceiros que permitiram mais essa prazerosa aventura: Patricia Solari (Associação artístico Cultural Nhandeva), CEMBRA (escola de formação de professores), aos companheiros do Quilombo Campinho da Independência e a todos os outros amigos de caminhar.
Rede Ação Griô e Lei Griô
A proposta do projeto de Lei Griô saiu na sua íntegra da Conferência Estadual de Cultura da Bahia, realizada em Ilhéus no segundo semestre de 2009. Além disso, vários cantos do Brasil levaram para a Conferência Nacional referências à política de educação e tradição oral mobilizada pela rede Ação Griô em todo o país.
Depois de uma série de debates, análises e articulações com os delegados, a proposta do projeto de Lei Griô foi primeiramente eleita entre as 80 prioridades da política cultural do país. Em seguida a plenária final elegeu a Lei Griô com expressiva votação entre as 32 prioridades máximas que nortearão as políticas públicas de cultura.
Vale lembrar que em 2007, o Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi um dos Pontos de Cultura incluídos nessa ação através do projeto pedagógico Rocinha ontem e hoje: Histórias Brincantes, desenvolvido em parceria com o CIEP Dr. Bento Rubião localizado na curva do S, Rocinha. Apoiamos e fazemos parte da rede de ação Griô, assim como da Lei Griô, que é de iniciativa popular. Conheça a Rede de ação Griô e acompanhe as tantas iniciativas que enriquecem e e contribuem para a valorização da ancestralidade através principalmente da oralidade.
Mapa da Rede Griô: http://www.graosdeluzegrio.org.br
Vídeo da rede de ação e lei Griô: http://www.youtube.com/watch?v=2fYbVx9KDEI
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Com a palavra, Célio Turino.
Desde que iniciei a caminhada ao lado dos Pontos de Cultura, ouvi e vi tantas e impressionantes histórias se mesclarem num molejo tão sedutor; viravam sambas, construções, poesias, encontros, contos, oficinas, músicas, vídeos, rodas. Viravam e reviravam a mesa já posta simplesmente pelo prazer de se reinventarem. Cada história era única, ia se entrelaçando em outra, e de repente, se desdobrava na sequ~encia de uma, várias outras... História de Ponto de Cultura é assim, junção de várias partes formando um todo, processos que se mesclam e interagem fazendo fecundar o próprio sentido. O sentido de desesconder as faces desse Brasil de tanta pluralidade.
Teia Fortaleza / Tambores Digitais
Esse ano estivemos representados na Teia 2010, Tambores Digitais, através de nossos coodenadores e Griô aprendiz.Na TEIA, que aconteceu entre os dias 25 e 31 de março, participamos da TEIA da Memória; da TEIA das Ações: Ação Griô, Pontinhos de Ludicidade, Mídia Livre; do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e do Seminário onde foram apresentados trabalhos sobre Pontos de Cultura.
Prêmio Tuxáua / Caravana do Fórum Pontos de Cultura
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Visita Bola de Meia \ Conversa filmada
No primeiro dia estive presente e participei da entrevista, que logo transformamos em um bate-papo mais descontraído. Nathercia, Carla, Everton e eu (Pablo), fizemos uma roda de conversa e falamos sobre muitos assuntos relacionados ao Ponto de Cultura. Formação do Centro Lúdico, proposta inicial, formação dos Agentes Cultura Viva, criação de brinquedos, oficinas e outros. Pra mim foi muito interessante recordar períodos tão importantes do Ponto de Cultura, e reconhecer que tudo contribui para o que somos hoje. Nossa metodologia de trabalho, o entrosamento que adquirimos realizando oficinas e a coragem em realizar atividades pra lá de complicadas, como as oficinas em Parati (com cerca de 50 pessoas) e Vassouras (com mais de 50 crianças). O Bola de Meia trouxe câmeras, gravadores, brinquedos e propostas de oficinas e show, mas trouxe também uma oportunidade. A oportunidade de podermos ouvir uns os outros, e de reconhecer que somos simplesmente uma equipe, que todos temos uma forma especial de contribuir com esse trabalho. Segue abaixo uma bela foto do show feito no CIEP Dr. Bento Rubião, na Rocinha.
Areté II / Escolas e espaços para brincar em Parati
Olhares sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente \ Vídeo
Depois de cinco meses trabalhando intensamente na produção desse curta, conseguimos finalmente conclui-lo com sucesso, mais um desafio que aceitamos e vencemos. Mas não foi fácil, aliás, foi mais difícil do que todos pensávamos. Idealizar o roteiro inicial com públicos e pessoas á entrevistar, bolar perguntas chave para nortear as conversas, fazer brincadeiras com crianças, e colher boas imagens disso tudo foi relativamente fácil, agora dar um sentido a todas essas imagens, junta-las de forma que uma complementasse a outra, edita-las (mesmo de forma simples), criar uma linguagem áudio visual que rimasse com nossa proposta inicial foi muito difícil, afinal ainda somos iniciantes em produções áudio visuais. Mas com toda dificuldade tivemos ajuda de parceiros como o pessoal do Pontão de Cultura Digital da ECO UFRJ e Patricia que possibilitou as imagens e entrevistas no Quilombo Campinho da Independência e na Aldeia Guarani em Parati, além de ter nos acolhido com muito carinho em sua casa, além de toda Equipe de pesquisadores do CIESPI, e foi essa ajuda que nos possibilitou concluir esse trabalho tão bonito. Obrigado a todos que cederam suas imagens, abriram as portas de suas casas e cederam seu tempo e acreditaram nessa proposta.


Chá de Museu \ Recordando a velha Rocinha e seus atores
Foi realizado no dia 30 de Janeiro e 29 de Maio na Rocinha o evento Chá de Museu, organizado pelo Fórum de Cultura da Rocinha com o apoio do Centro Lúdico e Parceiros. O evento aconteceu no CIEP Dr. Bento Rubião e teve como objetivo colher objetos de antigos moradores e divulgar a proposta do Museu da Rocinha – Sankofa Memória e História. O espaço da escola contou com uma bela exposição do acervo do Centro Lúdico com brinquedos da época, livros e fotografias da Rocinha antiga, além de objetos doados e emprestados para a exposição. Tivemos ainda uma prosa Griô com alguns moradores antigos, roda de Capoeira e exibição do vídeo Rocinha 77, que relata a realidade da comunidade naquela época.

Bolsa Agente Cultura Viva \ Projeto Arautos Brincantes
Ação Griô \ Cortejo pelo CIEP Dr. Bento Rubião
Prosa Griô \ Muito prazer, eu sou Zé Rhomma!
Prosa Griô \ Seu Sebastião e Dona Brasilina
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Volta à Pinheiral.
Voltamos a Pinheiral no final de novembro, depois de concluirmos a construção dos brinquedos de Pinheiral e Vassouras, precisávamos entrega-los e comemorar juntos o sucesso do trabalho. Como de praste fomos muito bem recebidos pelo pessoal do Jongo de Pinheiral, que estava em festa depois de uma semana de comemorações da cultura negra. Chegamos em um bom momento. A entrega dos brinquedos aconteceria no inicio da tarde, quando Jane, do PIM, chegaria a Pinheiral para estar junto de nós. Depois do almoço e muita batucada demos inicio a “cerimônia” de entrega dos brinquedos explicando o processo de idealização e confecção dos brinquedos. Maria da Paz explicou o porque das cores e desenhos em cada Mapa, queríamos representar cada segmento histórico das cidades. A terra, as ferrovias, o Rio Paraíba e o asfalto, todos estavam representados nos mapas. Depois de apresentarmos, explicamos que os brinquedos são como folhas em branco e que as cores e traços dessa folha, são eles que vão dar pois achamos melhor deixar que eles pensem em formas de brincar, em que histórias contar e etc. Depois de muita festa, batucada e comilança demos adeus aquele dia, e cumprimentado um novo dia, que nasceu muito quente e lindo. Aproveitamos a tarde para passear e conhecer a história da cidade, e também pra nos despedir prometendo voltar. Foi muito gostoso. Obrigado aos parceiros PIM e Ponto de Cultura Jongo de Pinheiral, que nos apoiaram tornando possível essa maravilhosa experiência.