quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rede Ação Griô e Lei Griô

A Minuta da Lei Griô foi aprovada como uma das 32 prioridades políticas na conferência nacional de cultura do Brasil que envolveu em torno de 2000 pessoas.

A proposta do projeto de Lei Griô saiu na sua íntegra da Conferência Estadual de Cultura da Bahia, realizada em Ilhéus no segundo semestre de 2009. Além disso, vários cantos do Brasil levaram para a Conferência Nacional referências à política de educação e tradição oral mobilizada pela rede Ação Griô em todo o país.

Depois de uma série de debates, análises e articulações com os delegados, a proposta do projeto de Lei Griô foi primeiramente eleita entre as 80 prioridades da política cultural do país. Em seguida a plenária final elegeu a Lei Griô com expressiva votação entre as 32 prioridades máximas que nortearão as políticas públicas de cultura.

Vale lembrar que em 2007, o Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi um dos Pontos de Cultura incluídos nessa ação através do projeto pedagógico Rocinha ontem e hoje: Histórias Brincantes, desenvolvido em parceria com o CIEP Dr. Bento Rubião localizado na curva do S, Rocinha. Apoiamos e fazemos parte da rede de ação Griô, assim como da Lei Griô, que é de iniciativa popular. Conheça a Rede de ação Griô e acompanhe as tantas iniciativas que enriquecem e e contribuem para a valorização da ancestralidade através principalmente da oralidade.

Mapa da Rede Griô: http://www.graosdeluzegrio.org.br

Vídeo da rede de ação e lei Griô: http://www.youtube.com/watch?v=2fYbVx9KDEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário