terça-feira, 15 de abril de 2014

Iniciando 2014

Rocinha lúdica

O projeto Rocinha Lúdica dará continuidade às propostas que vêm sendo desenvolvidas pelo Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha (uma parceria entre o CIESPI e representações da Rocinha). As ações serão processuais e contínuas promovendo e mantendo articulações entre diferentes representações da Rocinha nas áreas da cultura, saúde, educação e memória tendo como foco principal a criança e a garantia de direitos básicos que favoreçam seu crescimento integral.
A equipe atuará através da realização de rodas de brincar (com crianças. Jovens e educadores), rodas de prosa (com mestres e griôs), e exposição Brinquedo: mensageiro as Infâncias.
Para o desenvolvimento dessa ação, contará com o apoio da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro passando a integrar a rede carioca de Pontos de Cultura.

Sacola lúdica na Rocinha

A proposta aponta para uma brinquedoteca itinerante onde jovens brincantes percorrerão creches comunitárias, levando uma sacola lúdica que conterá brinquedos artesanais, bem como, gestos, palavras, escritos, objetos, histórias, cantigas, brincadeiras na intenção de compartilhar com crianças pequenas seu movimento permanente processo de descoberta do mundo. Em encontros lúdicos que envolverão também educadores e familiares, serão inseridas brincadeiras passadas de geração em geração, brinquedos artesanais confeccionados com materiais simples do cotidiano, histórias de tradição oral, histórias autorais, manuseio de objetos lúdicos, cantorias, poesias, e o que mais se quiser contar ou inventar. Esses materiais acionam espaços exploratórios e experimentais para expansão da investigação sobre o cotidiano da primeira infância na Rocinha.  Importante ressaltar a acessibilidade dos brinquedos do acervo, feitos de tecidos com diferentes texturas e formas, que  poderão ser manuseados por qualquer pessoa, seja quais forem suas características e condições. A história da Rocinha, sua formação, seus personagens e seu cotidiano integram-se a esse caldeirão de idéias e invenções. Sendo o brincar um terreno fértil de transformações, uma oficina brincante realiza-se em diferentes formatos como se ela própria fosse um brinquedo de montar e desmontar a cada dia, na convivência com cada grupo, na ambientação indicada por de cada local.
Espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, em creches comunitárias, que tenham a ludicidade como eixo; ativar conexões e trocas entre crianças pequenas, educadores e familiares tendo brinquedos artesanais como elo. Criar um livreto que sistematize as ações e que possa ser distribuído entre os interessados no desenvolvimento da criança.
Para o desenvolvimento dessa ação, contará com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário