No primeiro dia estive presente e participei da entrevista, que logo transformamos em um bate-papo mais descontraído. Nathercia, Carla, Everton e eu (Pablo), fizemos uma roda de conversa e falamos sobre muitos assuntos relacionados ao Ponto de Cultura. Formação do Centro Lúdico, proposta inicial, formação dos Agentes Cultura Viva, criação de brinquedos, oficinas e outros. Pra mim foi muito interessante recordar períodos tão importantes do Ponto de Cultura, e reconhecer que tudo contribui para o que somos hoje. Nossa metodologia de trabalho, o entrosamento que adquirimos realizando oficinas e a coragem em realizar atividades pra lá de complicadas, como as oficinas em Parati (com cerca de 50 pessoas) e Vassouras (com mais de 50 crianças). O Bola de Meia trouxe câmeras, gravadores, brinquedos e propostas de oficinas e show, mas trouxe também uma oportunidade. A oportunidade de podermos ouvir uns os outros, e de reconhecer que somos simplesmente uma equipe, que todos temos uma forma especial de contribuir com esse trabalho. Segue abaixo uma bela foto do show feito no CIEP Dr. Bento Rubião, na Rocinha.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Visita Bola de Meia \ Conversa filmada
Areté II / Escolas e espaços para brincar em Parati
Olhares sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente \ Vídeo
Depois de cinco meses trabalhando intensamente na produção desse curta, conseguimos finalmente conclui-lo com sucesso, mais um desafio que aceitamos e vencemos. Mas não foi fácil, aliás, foi mais difícil do que todos pensávamos. Idealizar o roteiro inicial com públicos e pessoas á entrevistar, bolar perguntas chave para nortear as conversas, fazer brincadeiras com crianças, e colher boas imagens disso tudo foi relativamente fácil, agora dar um sentido a todas essas imagens, junta-las de forma que uma complementasse a outra, edita-las (mesmo de forma simples), criar uma linguagem áudio visual que rimasse com nossa proposta inicial foi muito difícil, afinal ainda somos iniciantes em produções áudio visuais. Mas com toda dificuldade tivemos ajuda de parceiros como o pessoal do Pontão de Cultura Digital da ECO UFRJ e Patricia que possibilitou as imagens e entrevistas no Quilombo Campinho da Independência e na Aldeia Guarani em Parati, além de ter nos acolhido com muito carinho em sua casa, além de toda Equipe de pesquisadores do CIESPI, e foi essa ajuda que nos possibilitou concluir esse trabalho tão bonito. Obrigado a todos que cederam suas imagens, abriram as portas de suas casas e cederam seu tempo e acreditaram nessa proposta.


Chá de Museu \ Recordando a velha Rocinha e seus atores
Foi realizado no dia 30 de Janeiro e 29 de Maio na Rocinha o evento Chá de Museu, organizado pelo Fórum de Cultura da Rocinha com o apoio do Centro Lúdico e Parceiros. O evento aconteceu no CIEP Dr. Bento Rubião e teve como objetivo colher objetos de antigos moradores e divulgar a proposta do Museu da Rocinha – Sankofa Memória e História. O espaço da escola contou com uma bela exposição do acervo do Centro Lúdico com brinquedos da época, livros e fotografias da Rocinha antiga, além de objetos doados e emprestados para a exposição. Tivemos ainda uma prosa Griô com alguns moradores antigos, roda de Capoeira e exibição do vídeo Rocinha 77, que relata a realidade da comunidade naquela época.
